As exportações de proteína animal brasileira totalizaram quase US$ 10 bilhões em 2013. O número representa 4,1% das exportações totais do Brasil, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). E o mercado segue com projeções positivas para 2014, já que no primeiro semestre as vendas cresceram 10% quando comparado ao mesmo período do ano passado.

A JBS, referência mundial no processamento de proteína animal, buscou uma solução WEG para reduzir o gasto com energia elétrica e potencializar os resultados, por meio do aperfeiçoamento de processos, na unidade de couros de Cacoal/RO.

Medições realizadas na empresa mostraram que os motores responsáveis pelo acionamento dos fulões de curtimento de couro consumiam muito mais energia do que o necessário para a aplicação. A solução encontrada através da troca de informações entre as áreas técnicas da WEG e da JBS foi a substituição dos motores antigos, por motores WEG de alta eficiência da linha W22 Premium acionados por inversores de frequência CFW11. O conjunto é responsável pelo acionamento dos equipamentos e permite o controle do processo.

De acordo com dados do departamento de Engenharia e Manutenção da JBS Couros, com a substituição dos motores, aliado a repotencialização e o controle de velocidade por meio dos inversores de frequência, houve uma diminuição de 34% de energia quando comparado aos equipamentos antigos. Além disso, o consumo de energia total caiu em média 13%. Com a solução fornecida pela WEG, a JBS terá o retorno do investimento em aproximadamente 14 meses e o conceito do projeto será expandido para as demais unidades JBS Couros.

A JBS é a maior produtora de proteína animal do mundo, com mais de 185 mil colaboradores, 340 unidades de produção e vendas para mais de 150 países. Sua divisão couros conta com 25 unidades produtivas, é líder mundial no processamento de couros e atua nos segmentos automotivo, moveleiro e de calçados e artefatos, atendendo os principais mercados consumidores.

Acesse nosso hotsite e conheça mais soluções em eficiência energética