Projeto apresenta economia de 70% no consumo de energia elétrica e diminui desgastes de equipamentos

Motores e inversores WEG reduzem custos na produção de arroz

 

O ano de 2014 está sendo promissor para o setor da rizicultura. Até agosto, o Brasil já havia exportado 666,5 mil toneladas de arroz em base casca, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). São 164,8 mil toneladas a mais do que realizado no mesmo período do ano passado.

Com a produção brasileira a todo vapor, processos eficazes resultam em maior rentabilidade. A WEG desenvolveu uma solução de eficiência energética para a Cooperativa Juriti, de Massaranduba/SC, no sistema Filtro de Mangas, que vai aperfeiçoar a etapa de despoeiramento do processo de beneficiamento de arroz, ou seja, a eliminação de resíduos sólidos do ambiente. A tecnologia é composta de um motor WEG de alta eficiência, inversor de frequência CFW11 e transmissor de pressão, que permitem a variação de velocidade do exaustor do filtro para que opere de acordo com a necessidade real de captação de pó.

De acordo com o superintendente da Cooperativa Juriti, Silvério Orzechowski, os ganhos já foram notados. “O projeto proporcionou uma economia de 70% no consumo de energia elétrica, e o retorno do investimento aplicado acontecerá em nove meses. Além disso, há outros benefícios, como a redução da demanda de energia, controle e estabilidade no processo, automatização do sistema e aumento da vida útil das mangas e tubulações”, acrescenta.

A Cooperativa Juriti, com sedes em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, atua desde a década de 60 com o beneficiamento e processamento de arroz, cujo processo envolve as etapas de secagem, armazenamento, industrialização e comercialização da produção recebida dos seus associados.

Saiba mais sobre as soluções WEG em eficiência energética

Fonte: https://www.weg.net/institutional/BR/pt/news/produtos-e-solucoes/solucao-weg-reduz-custos-na-producao-de-arroz