A Suzano Papel e Celulose tem sua trajetória marcada pela busca constante do desenvolvimento sustentável. Com foco no fornecimento de produtos e serviços rentáveis e socioambientalmente corretos, a companhia, em parceria com a WEG, implantou um projeto de Eficiência Energética para otimizar o consumo de energia em sua planta industrial.

Segundo dados da Eletrobrás, a indústria é responsável pelo consumo de 42% da energia elétrica no Brasil. E os motores elétricos são os responsáveis por grande parcela desse consumo, chegando a utilizar 70% deste montante para acionar diferentes tipos de máquinas e equipamentos.

O diagnóstico efetuado previamente mostrou que os motores antigos consumiam mais energia que o necessário para a aplicação e que a troca por equipamentos de alta eficiência, aliada à automação do sistema, traria ganhos significativos em economia de energia.

De acordo com especialistas da companhia, após a implantação do projeto de eficiência energética, foram observados ganhos expressivos no controle do processo de várias bombas e ventiladores. Segundo eles, a modernização do sistema, em vários casos, alcançou economia superior a 60%, pois o controle de vazão de ar, que antes era efetuado por *Damper’s e apresentava problemas no histórico de manutenção, passou a ser efetuado através de inversores de frequência que controlam a vazão de acordo com a variação da velocidade.

O resultado final gerou uma economia média de 44% de energia elétrica, considerando todos os equipamentos inclusos no projeto. A linhade motores de alta eficiência, W22 IR3 Premium, apresenta nível de rendimento acima do exigido pela lei de Eficiência Energética brasileira (portaria nº553), o que, alidada ao uso de inversores de frequência CFW 700 e CFW11, proporcionam economia de energia e o uso racional dos recursos naturais.

*Damper: válvula para controle do fluxo de ar ou pressão.

Suzano

A Suzano Papel e Celulose é uma empresa de base florestal e uma das maiores produtoras verticalmente integradas de papel e celulose, de eucalipto, da América Latina. Controlada pela Suzano Holding e parte do Grupo Suzano, investe no setor de papel e celulose há 92 anos, com operações globais em aproximadamente 60 países. Atualmente possui cinco unidades industriais: Suzano, Rio Verde e Limeira, no interior do Estado de São Paulo, Mucuri, na Bahia, e Imperatriz, no Maranhão. Sua capacidade de produção é de 4,7 milhões de toneladas de papel e celulose por ano.

Simule a economia com a troca de motores elétricos utilizando o software See+.

Conheça outras soluções WEG em eficiência energética.

Fonte: https://www.weg.net/institutional/BR/pt/news/produtos-e-solucoes/solucao-de-eficiencia-energetica-reduz-o-consumo-de-energia-na-fabrica-da-suzano