A indústria de transformação plástica engloba a fabricação de produtos e artefatos plásticos que empregam como matéria-prima resinas petroquímicas. Sendo, hoje, um dos maiores segmentos consumidores de energia elétrica no Brasil.

Um equipamento amplamente utilizado pelo setor é a máquina injetora, cujo processo se dá através da injeção de polímeros plásticos a altas temperaturas, em moldes pré-fabricados, para a produção de peças plásticas. Este processo, por utilizar uma parcela significativa de energia elétrica, pode gerar um custo muito alto para a empresa.

Com o intuito de melhorar o desempenho energético, a Colormaq, fabricante de eletrodomésticos e já cliente WEG das linhas de motores monofásicos, aplicou a solução de eficiência energética WEG em 32 injetoras e obteve uma economia mensal de 195 MWh.

“Estamos satisfeitos com esse projeto, pois tivemos ganhos na eficiência energética de nossa empresa, sendo esse um diferencial no mundo competitivo que vivemos, além do aumento da confiabilidade de nossas máquinas” relata Dorival Júnior, da área elétrica da Colormaq.

A solução WEG possui um exclusivo software, desenvolvido internamente para ciclos de injeção, com foco na qualidade do produto final. “A implantação é simples e facilitada, pois não há necessidade de modificações mecânicas e a operação do equipamento se torna muito mais suave e mantém a mesma produção”, explica Leandro Avila, Chefe do (CNEE) Centro de Negócios de Eficiência Energética WEG. Desta forma, a solução consiste basicamente na troca do motor da injetora pelo modelo de alta eficiência da linha W22 IR3 Premium aliado ao inversor de frequência CFW11. O novo método utiliza as informações fornecidas pelo sistema hidráulico da máquina e faz com que o motor e a bomba operem de acordo com a necessidade do processo. Para a Colormaq, o resultado gerou uma redução de energia de 27% no setor de injetoras, o que representa, no consumo geral da empresa, uma economia de 13,5% na conta de energia.

Além da economia de energia houve uma otimização do rendimento do equipamento, pois o processo tornou-se mais inteligente uma vez que passou a consumir energia de acordo com a real necessidade. Outros benefícios incluem a redução de custos com manutenção devido ao o aumento da vida útil do óleo, redução de ruídos, vibrações e da temperatura do fluido hidráulico além do menor desgaste dos componentes.

Colormaq

Com sede em Araçatuba/SP, a Colormaq foi fundada em 1976 e comercializa hoje, para todo o Brasil, lavadoras semiautomáticas e automáticas, tanquinhos, cozinhas, depuradores, gabinetes, bebedouros, purificadores, dentre outras linhas de produtos.

Conheça mais soluções WEG em eficiência energética.

Fonte: https://www.weg.net/institutional/BR/pt/news/produtos-e-solucoes/solucao-de-eficiencia-em-injetoras-reduz-27-o-consumo-de-energia-na-colormaq