Qualidade e economia na armazenagem

 

Uma das aplicações mais importantes no agronegócio, cuja função é estocar e manter a qualidade dos grãos é a do Silo de Armazenagem. A WEG é pioneira ao desenvolver uma solução em eficiência energética específica para este segmento, garantindo um melhor gerenciamento do silo e da armazenagem de grãos.

Uma vez que os grãos chegam à fábrica e são estocados no silo, sua qualidade começa a decair proporcionalmente ao tempo e às condições em que são armazenados. Para manter a qualidade inicial dos grãos, se faz necessária a aeração do produto, onde muitas vezes a ventilação excede a real necessidade ou torna-se prejudicial com a entrada de umidade não desejável.

Pensando nisso, a WEG criou uma solução que consiste na aplicação do conjunto de alta eficiência: motor da linha W22 IR3 Premium ou W22 IR4 Magnet acionado pelo inversor de frequência CFW11 ou CFW700, fornecendo somente a ventilação necessária para a manutenção da qualidade dos grãos.

A aplicação desta solução permite que o sistema se ajuste a qualquer tipo de grão, promovendo a correta taxa de aeração de cada produto, mantendo a temperatura homogênea em toda a massa e permitindo uma grande economia de energia.

Benefícios

  • Economia de energia de até 90%
  • Controle da umidade na massa de grãos, evitando secagem além do necessário e as perdas decorrentes
  • A variação de temperatura provoca menos quebras de grãos, produzindo grãos de melhor qualidade
  • Controle preciso do volume estocado
  • A termometria é determinante nesse processo para que seja possível reduzir fortemente a velocidade dos ventiladores e não interferir na qualidade dos grãos. Da mesma forma que em qualquer ponto da massa de grãos em que seja necessária uma taxa maior de aeração, automaticamente o sistema se ajusta para atender a essa necessidade
Fonte: https://www.weg.net/institutional/BR/pt/solutions/energy-efficiency/industrial-applications/grain-storage-silos