Menos custos e mais eficiência

Extrusoras de plástico são equipamentos cuja finalidade é a conformação de polímeros plásticos em formatos desejados, de acordo com a matriz aplicada. O material é tracionado através uma rosca, acionada por um motor elétrico acoplado a um redutor de velocidade, visto que a velocidade necessária para a conformação do plástico é bastante baixa, com alta solicitação de conjugado.

Como muitos dos equipamentos ainda em operação são antigos, é bastante comum a utilização de motores de corrente contínua para a aplicação, na época uma forma eficiênte de controle de velocidade.

A solução WEG para economia de energia consiste na substituição do motor de corrente contínua por motores de imãs permanentes e alta eficiência. W22 Wmagnet acionados por inversores de frequência CFW11. O uso deste conjunto propicia, além da economia de energia, redução nos custos com manutenção, uma vez que dispensa manutenções frequentes, tais como troca de escovas elétricas e filtros de ar.

Extrusoras de plástico são equipamentos cuja finalidade é a conformação de polímeros (plásticos) em formatos desejados, de acordo com a matriz aplicada – recurso similar ao aperto de um tubo de creme dental, onde o polímero seria a pasta e a matriz a saída do tubo.

Nessa analogia com um tubo de creme dental, o aperto é realizado por uma rosca acionada por um motor elétrico acoplado a ele: em geral, por um redutor de velocidade, visto que a velocidade da rosca para realizar a conformação do plástico é bastante baixa.

Para adequar-se a diferentes polímeros, matrizes e ritmos de produção, a velocidade da rosca é variável e, nos modelos mais antigos de extrusoras, tal variação era obtida com uso de motores de corrente contínua.

Essa alternativa era utilizada antes da evolução da eletrônica de potência e consequente popularização dos inversores de frequência. Na época era a única alternativa para um acionamento com velocidade variável.

A solução WEG de eficiência energética para extrusoras substitui o motor CC por um motor de corrente alternada com rotor de imãs permanentes. Com isso, os ganhos com economia de energia são otimizados. Pois é um motor com eficiência superior ao motor de corrente contínua, além de ser um motor com dimensões reduzidas o que facilita muito a instalação deste no lugar de um motor de corrente contínua, tipicamente menor.

Indiretamente ocorre uma economia muito grande de custos de manutenção (limpeza do porta-escovas, troca das escovas, manutenções preventivas caras, etc), e em especial para tubos plásticos, como o motor de imãs permanentes possui um controle de velocidade muito preciso, possíveis variações de espessura do tubo são minimizadas melhorando a qualidade do produto.

A economia de energia fina na faixa de até 30% pois é um sistema que originalmente já possui variação de velocidade, portanto o ganho ocorrerá pelo melhor desempenho energético do motor de imãs permanentes comparado ao motor de corrente contínua além da eliminação do sistema de ventilação forçada, desnecessário para o motor de imãs permanentes.

Benefícios

  • Economia de energia elétrica de até 30%
  • Fácil implantação com poucos impactos no sistema de produção e na máquina extrusora
  • Redução dos custos de manutenção
  • Maior uniformidade no processo de extrusão
  • Melhora da qualidade do produto extrusado
  • Replicável a outros sistemas de acionamento em corrente contínua

Fonte: https://www.weg.net/institutional/BR/pt/solutions/energy-efficiency/industrial-applications/extruder