Solução WEG diminui o consumo de energia em até 80% e melhora a qualidade do produto armazenado

Para se manterem competitivas no mercado, as empresas necessitam gerar ganhos em produtividade e a redução dos custos operacionais é uma ação constante, com destaque aos custos com energia. Conforme dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), a distribuição média do consumo de energia elétrica na indústria brasileira tem 68,3% da fatia sendo consumida por motores elétricos, o que torna estes equipamentos um alvo estratégico em ações para redução de custos com energia elétrica.

Com o objetivo de melhorar a produtividade, a Castrolanda Cooperativa Agroindustrial, em sua unidade de Castro (PR), contou com a WEG em conjunto com o seu parceiro Concept Arapoti e a empresa Agroindustrial Rezende para realizar um projeto de eficiência energética nos silos de armazenagem de grãos.

A solução foi implantada em dezenove silos de armazenagem de grãos da Cooperativa e, dentre os produtos armazenados estão trigo, milho e soja. Os resultados foram efetivos na economia de energia, melhora na qualidade do produto, funcionalidade do sistema e ganhos produtivos.

Solução

A solução consiste na substituição do motor antigo, com rendimento padrão, pelo Motor W22 Magnet acionado pelo Inversor de frequência CFW11 interligado ao controlador de Aeração EF-ENERGY, não sendo necessária a substituição do sistema de termometria (sensores e cabos) usualmente já presentes nos silos.

O Controlador de Aeração permite a seleção do tipo de produto (grão) no silo, identifica sua temperatura e nível e envia um sinal ao Inversor para controle da vazão no conjunto Motor/ Ventilador. Fornecer exatamente a ventilação que o produto precisa é a razão da grande economia obtida. O controlador também analisa a temperatura e umidade do ambiente para definir a ventilação ideal para a aplicação.

Aplicação

A solução de eficiência energética foi aplicada após o abastecimento de cada silo com os produtos trigo, milho e soja. Para obter igualdade na comparação, foram mantidas as condições anteriores do processo, como nível dos grãos, tempo de aeração, potência do motor e especificação dos ventiladores.

As medições foram realizadas com um analisador de energia para comparação do consumo entre o motor tradicional e após a implantação da solução de eficiência energética.

Resultados

Conforme comprovado nas medições, o projeto proporcionou uma substancial economia de energia elétrica, sendo:

– Redução de 40% no consumo de energia elétrica na armazenagem de trigo

– Redução de 71,9% no consumo de energia elétrica na armazenagem de milho

– Redução de 82,3% no consumo de energia elétrica na armazenagem de soja

* Valor de economia com os silos em 100% de sua capacidade.

“A otimização dos equipamentos, redução do consumo de energia, qualidade no grão armazenado e o melhor controle via IHM** das configurações do sistema são os principais benefícios após a implantação desta solução”, afirma Fabio Celso Borba, Supervisor de Manutenção da Castrolanda.

**IHM: Interface Homem Máquina.

Segundo Borba, o relacionamento com a WEG também foi outro ponto de destaque neste projeto. “Foi bem positivo visto a disponibilidade sempre em buscar nos atender da melhor forma possível além de esclarecimentos das dúvidas quanto ao funcionamento do sistema”.

Veja como funciona a solução WEG para Silos de armazenagem de grãos

 

Acesse o hotsite de Eficiencia Energética WEG e conheça outras soluções WEG

Fonte: https://www.weg.net/institutional/BR/pt/news/produtos-e-solucoes/eficiencia-energetica-em-silos-de-armazenagem-de-graos