A troca de motores antigos por modelos de alta eficiência reduziu em 16% o consumo de energia no sistema de refrigeração da empresa

A Brado Logística, empresa do grupo Cosan, atua no mercado de transporte de contêineres brasileiro com um modelo inovador e sustentável de operação. Oferece soluções logísticas customizadas, que integram armazenagem, distribuição, transporte ferroviário, rodoviário e marítimo.

Com o objetivo de modernizar seu parque fabril, reduzir o consumo de energia e aumentar a confiabilidade no processo, a companhia, em parceria com a WEG e seu parceiro comercial SDS Automação, implantou um projeto de eficiência energética em sua unidade de Cambé/ PR. O fornecimento foi feito no formato turnkey, com a substituição dos motores, alinhamento, fabricação e instalação dos painéis de acionamentos e criação do software que faz a variação de velocidade bem como o startup do projeto.

O projeto consistiu-se na troca de motores antigos e de baixo rendimento do sistema de refrigeração por motores de alta eficiência da linha W22 Magnet IR5 Ultra Premium e inversores de frequência da linha CFW11. Além de painéis para acionamento dos mesmos, serviço de comissionamento e startup.

O conjunto motor e inversor atua de forma a variar a velocidade dos motores conforme a necessidade de refrigeração das câmaras de armazenagem, atingindo assim níveis expressivos de economia de energia.

“O novo sistema traz benefícios como a maior vida útil dos nossos motores, tecnologia que permite atingir um maior rendimento, possui menores ruídos trazendo mais conforto aos nossos colaboradores. E além desses benefícios operacionais já temos a redução do nosso consumo de energia elétrica percebido na conta de energia, relata Vanessa Calixto, analista da Brado.

“Esperamos uma economia do projeto e na aplicação do mesmo pudemos ver que a economia foi maior que a esperada. Mas o ponto que mais se destaca é o cuidado com que a WEG/SDS desenvolveram o projeto, o que nos deixou seguros para realização do mesmo”, afirma Tiago Martini, Supervisor de Manutenção da Brado.

O resultado final foi uma economia anual de 16% ou 351,5 MWh nos compressores do sistema de refrigeração, com TIR (Taxa Interna de Retorno) de 45,54%.

motor-weg-7

Fonte: https://www.weg.net/institutional/BR/pt/news/produtos-e-solucoes/brado-logistica-implanta-solucoes-de-eficiencia-energetica-em-seu-parque-fabril